Seja bem vindo e sinta-se na sua bicicleta!

Um bom entendimento passa por uma comunicação clara e coerente para todos os envolvidos em uma determinada questão. Em outras palavras, para conviver em harmonia, é necessário que todos “falem a mesma língua”. Na questão da mobilidade urbana, muitas vezes encontramos uma Torre de Babel que contribui para a sensação de que o trânsito é o exemplo perfeito do caos. Informação para todos pode reduzir essa sensação e, quem sabe, até eliminar as contradições.

Pensando nisso, o Respeite criou a primeira cartilha de dicas para motoristas de convívio com a bicicleta exclusivamente para os motoristas. O carro possui um papel importante em nossa sociedade e é útil para muita gente. A bicicleta também. São dois veículos com suas particularidades e podem sim conviver e compartilhar as ruas. Inúmeros são os bons exemplos de cidades espalhadas pelo mundo que possuem um trânsito em que a principal regra é o respeito entre todos, mas esse já é um assunto para outro post.

Dicas para Motoristas

Dicas para motoristas
Ao ultrapassar uma bicicleta mantenha uma distância segura para o ciclista. O Código de Trânsito Brasileiro convenciona essa distância como 1,5 m. O ideal é sempre usar o bom senso.

 

Dicas para motoristas
Muitos ciclistas pedalam na contra mão, o que não é recomendado na ausência de ciclovias. Mesmo assim, mantenha a atenção redobrada, pois o risco de acidente nessa situação é maior.

 

Dicas para motoristas
O Código de Trânsito Brasileiro considera a bicicleta um veículo que deve trafegar na rua quando não houver ciclovias. Compartilhe o espaço, pois é um direito do ciclista.

 

Dicas para motoristas
Os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Ou seja, o motorista protege o ciclista. Experimente, é legal!

 

Dicas para motoristas
Nos cruzamentos o risco de acidente é muito maior. Cuidado, você pode encontrar um ciclista em alta velocidade.

 

Dicas para motoristas
Um dos acidentes mais comuns envolvendo ciclistas e automóveis acontece quando os carros estão parados. Olhe para os dois lados antes de abrir a porta do seu carro.

 

Dicas para motoristas
A melhor maneira de ter Respeito no trânsito é convivendo em harmonia com todos. Seja a mudança. Viva em harmonia com o ciclista.

 

Dicas para motoristas
Sempre que vir uma plaquinha na rua, saiba que aquele ciclista está querendo colorir as ruas e transformar em sorrisos o estresse do trânsito. Compartilhe essa ideologia você também.

 

Dicas para motoristas
Bicicleta não tem seta, portanto os ciclistas indicam com os braços para que lado vão virar. Fique atento aos sinais do ciclista para saber qual direção ele vai tomar.

 

Dicas para motoristas
As ciclovias são de uso exclusivo do ciclista. Não pare carro na ciclovia, nem que seja por um minuto. Você pode atrapalhar o direito de ir e vir do ciclista.

Para que uma mudança aconteça é necessário que cada um faça a sua parte. Entendendo e dando exemplos podemos, aos poucos, melhorar a nossa qualidade de vida e de muitas outras pessoas. Seja a mudança que espera dos outros! Respeite Um Carro a Menos.

DICA DO RESPEITE:

Confira aqui uma lista de Lojas e Oficinas de Bike no Rio de Janeiro e adjacências.

Senta na bike e curte a brisa no rosto!

  • Arquivado em: Campanhas